Ser diferente é normal!

Um outro olhar sobre a diferença.

Cada um de nossos pequenos tem suas particularidades, o que os faz único e especial, o olhar escolar visa atender não somente a individualidade das crianças como também a construção coletiva do ser, afinal, ser diferente é normal.

O universo de quem nasce e de quem convive com a síndrome de down muitas vezes é permeado de dúvidas, mas é sempre permeado de muito amor e muita disposição para enfrentar os desafios e proporcionar às crianças, jovens e adultos ‘SD’ uma rotina normal.

A Campanha um símbolo da valorização do “ser diferente é normal”

Há 20 anos o Instituto Meta Social lançava a primeira campanha “Ser diferente é normal”. Hoje o slogan da campanha é um símbolo da valorização das pessoas que têm Síndrome de Down.  Confira a matéria completa. O motivo do sucesso do slogan foi ficando cada vez mais claro porque a frase explicita a realidade do mundo.

Todas as pessoas têm traços e características diferentes e únicas, cada um tem um seu tempo de aprendizado e seu desenvolvimento. Partindo desse ponto chegamos à conclusão de que “Ser normal”  não existe, e como educadores nos compete instruir nossos pequenos dentro de uma sociedade justa, inclusiva e acolhedora.

Cromossomo 21 extra

A síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética descoberta em 1862 que, atualmente, afeta uma a cada mil pessoas nascidas. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil pessoas possuem a síndrome no Brasil e, apesar de ser a mais comum de todas as síndromes, ainda não se sabe por que isso acontece.

criança desenhando, pois ser diferente é normal

Ser diferente é normal num mundo de possibilidades

Apesar de todo o avanço da medicina, ainda não se pode precisar até onde uma pessoa com síndrome de Down pode chegar com sua autonomia, mas recentemente temos visto diversos casos que comprovam que ao oportunizar e habilitar as crianças portadoras da síndrome, elas poderão desenvolver suas potencialidades como qualquer pessoa.

Nós do Colégio Rodoaldo Carlucci trabalhamos para que seja quebrado diversos paradigmas, para que nossas crianças sejam acolhidas, respeitadas e ouvidas na sociedade, todas as nossas crianças têm o direito de sonhar, brincar, estudar e conquistar o mundo! Nós do Colégio Rodoaldo Carlucci, estamos localizados em Taboão da Serra nossa estrutura conta com espaços adequados ao público que atendemos, visando a garantia de um aprendizado rico em um espaço com propostas variadas.

Estamos aqui para receber seu bem mais precioso. Com 13 anos de história nosso compromisso é atender o bem estar das famílias, dando às crianças uma educação de sensibilidade e amor.

Maiores informações: 11-3415-5290, ou nos envie para secretaria@colegiorodoaldocarlucci.com.br, se preferir preencha o formulário abaixo que retornaremos o contato.