Educação Inclusiva

A inclusão escolar de crianças com necessidades especiais

O assunto de forma geral ainda é algo pouco difundido no Brasil. Atualmente muitos colégios regulares já contam com tecnologia e informação necessária para o acolhimento desses alunos, isso permite que atendam às necessidades dos estudantes para o desenvolvimento educacional.

Qual é a importância da inclusão escolar e como ela traz benefícios para a formação humana.

A importância da inclusão escolar

O princípio fundamental dessa iniciativa está baseado em um direito de todo ser humano: o acesso à educação.

Além disso, a inclusão escolar nos espaços de estudo regulares é importante para o desenvolvimento socioemocional e psicológico das crianças com necessidades especiais.

A legislação brasileira (LDBEN 9394/96) busca garantir que a inclusão escolar permita que as crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial, possam se socializar, desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional.

O acesso à escola não só promove o desenvolvimento pessoal, mas também é uma ferramenta social importante para os relacionamentos interpessoais.

Como escola promovemos a escolarização de todos, isso ocorre de maneira efetiva, visando a aprendizagem dos pequenos, auxiliamos todo o processo e os direcionamos para que assim, eles sejam capazes de aprender e serem autônomos.

Vale ressaltar que a inclusão escolar também promove uma ampla reflexão sobre a diversidade e respeito que são temas importantes para a construção de uma sociedade e cidadãos emocionalmente mais saudáveis.

O suporte tecnológico

Os benefícios em inserir as crianças com necessidades especiais em ambientes escolares regulares são enormes, desde que haja recursos para que elas tenham condições de desenvolver o aprendizado.

Para isso, a tecnologia é a maior aliada das instituições de ensino, atualmente temos uma grande diversidade de material destinado as aulas especiais, esse material nos ajuda a compreender e nos direciona á melhor forma de abordagem em sala de aula.

Esse campo é conhecido como “tecnologia assistida“, pois assiste, ou seja, ajuda no acesso técnico ao conteúdo. Existem softwares de todo tipo, atendendo as necessidades especificas de cada aluno.

Para crianças, existem diversos recursos pedagógicos que auxiliam na aprendizagem como jogos e aplicativos, ou seja, a tecnologia é uma ferramenta pedagógica que busca atender as necessidades de todos os alunos.

É bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

É importante que a inclusão no sistema educacional se inicie na Educação Infantil. Este é um local no qual as questões suscitadas a respeito da diversidade e o encontro com o diferente acontecem em situações corriqueiras, diferente do que ocorre em outros níveis educacionais