Dicas Sobre o Papel da Arte na Educação Infantil

Arte e educação

O comum ao pensarmos sobre a presença da arte na educação infantil é imaginar práticas comuns como oferecer folhas sulfites brancas para desenhar ou com uma imagem previamente impressa para pintar, oferecer também massinha colorida para modelagem e tintas de várias cores e texturas. Na realidade a arte produz nos pequenos um incrível poder de escolha, a criança atua desde cedo com seus desejos, objetivos e preferências.

Também observamos na educação infantil a marcante presença das rodas de histórias que, em alguns casos, é muito semelhante à leitura e interpretação textual, onde as crianças ouvem e em seguida interagem com as histórias, seja em brincadeiras, desenhos ou músicas.

Mas qual papel do educador na construção da arte? Segundo Ostento (2010), o educador é “essa pessoa chave para mediar os caminhos da criança no mundo simbólico da cultura, da arte. E nesse caminhar, na experiência compartilhada, ele vai aprendendo a reparar em seu ser poético. Seguindo de mãos dadas com as crianças e comprometido com o resgate de seu próprio eu-criador, o professor amplia sua possibilidade de compreendê-las, de reconhecer seus ‘despropósitos’ e apoiar suas buscas e escolhas.

Qual seria então, o papel do professor ao trabalhar as várias linguagens da Arte na educação infantil?

O papel do professor mediador é a de organizar o ambiente, promover situações problema, propostas e provocações estabelecendo correlação com a faixa etária das crianças. Essa postura docente é fundamental para criar um ambiente propício à criatividade e à expressão.  A partir do momento que o educador entender que as crianças vivenciam e produzem cultura, que são seres ativos e sujeito de direitos, a prática docente tende a ser transformada e entendida como suporte, ponte, o elo para novos saberes.

Criar e deixar criar

arte na primeira infância na educação infantil

Quando se trabalha com a primeira infância, arte não é algo que ocorra isoladamente. Ela engloba: controle corporal, coordenação, equilíbrio, mo­tricidade, sentir, ver, ouvir, pensar, falar e ter segurança. E ter confiança para que a criança possa se movimentar e experimentar.

Trabalhar com a arte na educação infantil é abraçar o mundo com o corpo todo! Para que isso ocorra, precisamos dar o direito da criança se expressar do jeito dela, com a estética que lhe é peculiar e de todas as formas possíveis.  Quanto mais elementos artísticos o educador apresentar para as crianças, mais rica será a linguagem e a expressividade delas. Dançar, pintar, cantar e dramatizar, dentre outras formas de expressão humana, são linguagens. Portanto trabalhamos com o pensamento e cognição.

trabalhamos com o pensamento e cognição

Criar e deixar criar talvez sejam caminhos ainda não percorridos por muitos, mas necessários e urgentes quando falamos de educação infantil e arte. Nós do Colégio Rodoaldo Carlucci praticamos atividades que mexam na emoção e na criatividade das crianças, dessa forma ela conseguirá expressar além daquilo que podemos ver.

A criança é um campo fértil para a criatividade e a imaginação e nós buscamos garantir oportunidades para a expressão viva da criança.

Nós do Colégio Rodoaldo Carlucci, estamos localizados em Taboão da Serra nossa estrutura conta com espaços adequados ao público que atendemos, visando a garantia de um aprendizado rico em um espaço com propostas variadas.

Estamos aqui para receber seu bem mais precioso. Com 13 anos de história nosso compromisso é atender o bem estar das famílias, dando às crianças uma educação de sensibilidade e amor.

Maiores informações: 11-3415-5290, secretaria@colegiorodoaldocarlucci.com.br ou se preferir, preencha o formulário de contato abaixo.

Não esqueça de compartilhar este post e divulgar para seus amigos e contatos. Contarmos com sua colaboração para alcançar o maior número de pessoas possível estas informações e fique ligado que em breve teremos mais informativo para você.