Trabalhando a sustentabilidade com as crianças.

Trabalhar a sustentabilidade na educação é fundamental, na sociedade atual nosso papel como formador é trabalhar cada conceito em conjunto com as famílias, uma vez que parte importante do ensinamento começa em casa. A ajuda das famílias começa nas conversas do dia a dia mesmo, são temas como descarte de lixo, alimentação e reciclagem que despertam nas crianças o interesse de “ajudar” o planeta, e esse interesse quando direcionado pode se tornar uma causa.

As mudanças de atitudes das famílias muitas vezes ocorrem pela iniciativa das crianças, que levam para casa o que aprenderam em sala e tentam reproduzir com os pais, de maneira complementar a escola aplica conceitos e práticas de sustentabilidade já na educação infantil, isso varia de debates, separação do lixo reciclável e orgânico, trabalhos artesanais com material reciclável e propriamente dito na alimentação.

Dessa forma conseguimos como instituição de ensino aplicar práticas de sustentabilidade em nosso dia a dia e produzir na próxima geração o entendimento necessário para uma vida saudável e sustentável.

Para que a prática ocorra também em casa, a seguir daremos dicas para as famílias, dessa forma trabalharemos juntos e cada um fazendo sua parte tornaremos o mundo futuro muito melhor. Com ações sustentáveis vamos ajudar e incentivar nossos pequenos a construírem uma visão ecológica.

Alimentação

A sustentabilidade começa pela educação alimentar, quando incentivamos o consumo de alimentos naturais estamos de uma forma ensinando a prática da sustentabilidade. Introduzir as crianças ao mundo dos alimentos e com histórias simples que explicam que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos é uma forma bem sucedida de educação infantil.

Quanto menos industrializados seu filho consumir, além de ter uma saúde melhor, serão gerados menos resíduos de embalagens e menores impactos ambientais em decorrência da produção e do transporte.

Da mesma forma, a educação infantil que ensina a importância de valorizar os alimentos produzidos localmente é uma educação sustentável. E podemos de forma divertida ensinar tudo isso aos pequenos, com brincadeiras de plantar e fazer feira, por exemplo.

Lembre-se que seu filho vai querer comer o mesmo que você, então seria bom que o exemplo começasse em casa, isso geraria um bem estar para toda a família.

Plantas

Uma forma de aproximar a criança da sustentabilidade é conversar sobre o que são os vegetais, qual sua importância simbólica e prática e seus ciclos, além de ensiná-la a plantar.

Aproveite para fazê-lo da forma mais descontraída possível. Acompanhar junto o crescimento das plantas pode ser uma experiência das mais especiais, isso trará momentos inesquecíveis aos pequenos.

Coloque as crianças no comando da reciclagem

Para mudança dos hábitos dos seus filhos, em qualquer assunto, que tal colocá-los no comando das ações?

Atribua à molecada o controle da reciclagem, pois assim entenderão sua importância e darão mais valor à separação do lixo doméstico, uma forma de cristalizar a prática da sustentabilidade.

Mas é importante lembrar que a reciclagem deve ser a última opção. Bom mesmo é reduzir o consumo e, consequentemente, a geração de resíduos.

Juntos faremos de nosso mundo um lugar melhor, vamos começar?

 

Agência de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *